Mia's

Corpo de 60, mentalidade de 20

Como sou uma amante incondicional da dança, não aguentei muito tempo para me inscrever numa escola de ballet aqui em Barcelona. Adoro dançar! É uma libertação do dia-a-dia espetacular. Se pudesse, teria aulas de ballet todos os dias! Mesmo que isso não seja possível, não passo um dia sem dar um passito de dança.

Na minha turma de ballet, há um grupo de 5 senhoras com mais de 50 anos, para não dizer que quase todas terão mais de 60. São encantadoras e são a prova viva que a idade não é um entrave para dançar nem para fazer nada do que é indicado para os mais jovens. Eu inspiro-me nestas mulheres. É tão bonito vê-las dançar! Aguentam uma aula de 1h15 sem parar e algumas delas trabalham durante todo dia. Estas senhoras são muito dedicadas e atentas a tudo o que a professora diz. Muitas vezes decoram os exercícios primeiro que eu! Eu acho impressionante a força de vontade que têm.

E tu perguntas: E essas senhoras conseguem dançar bem com essa idade? Obviamente que não fazem na perfeição como as bailarinas profissionais ou como as professoras que já foram bailarinas. Mas isso importa? As restantes alunas mais jovens também não o fazem. No entanto, não deixam de fazer bem a técnica de ballet. Simplesmente, não é tão espantosa como quando vemos algum espetáculo de ballet. Ainda assim, eu considero igualmente bonito vê-las dançar. Adoro mesmo olhar para elas e observá-las. São uma inspiração para qualquer um!

Um dos aspetos que eu gosto muito nesta cidade é mentalidade aberta das pessoas. Eu falei deste exemplo da minha turma de ballet, mas não é só aqui que podemos observar as pessoas idosas com uma mentalidade jovem. Vejo imensas vezes, senhores de idade a correr ao pé da praia como se nada fosse, ou a terem aulas na faculdade por puro interesse. Estas pessoas só nos dão uma grande lição. Muitas vezes deixamos de fazer algumas coisas que queremos por vergonha ou com medo do que os outros vão pensar de nós. Eu considero isso um grande obstáculo! Devemos fazer aquilo que nos apetece, independentemente da nossa idade ou do que é considerado socialmente indicado para jovens e para velhos, ou para homens e para mulheres.

Leave a Reply

