Barcelona · Mia's

Ir e voltar…

Como emigrante portuguesa tenho uma grande parte do meu coração em Portugal. Por essa razão a vontade de ir ao meu país rever os meus é muita e, por vezes, mais forte do que todo o cansaço e stress que ir um fim-de-semana ao Porto me poderá provocar.

A família, os amigos e todos os costumes vividos em casa são simplesmente únicos. Os abraços e sorrisos ao ver-me chegar, as conversas, as discussões, os silêncios, os olhares, os carinhos, as brincadeiras são indiscritíveis. Nunca pensei valorizar tanto a música que os meus irmãos ouvem, por exemplo. Mas agora compreendo porque fico tão feliz por ouvi-la em casa: faz-me recordar a minha adolescência, quando o meu irmão mais velho me emprestava o seu mp3 para que eu ouvisse “a boa música”. É algo que eu e o meu irmão mais novo herdamos dele. Estas pequenas coisas vêm à memória e agora dou-lhes o verdadeiro valor quando volto a casa. É tão bom reviver o nosso passado e os nossos antigos costumes. As pessoas com quem convivíamos todos os dias, a comida, os sons, os passeios de fim-de-semana… Sinto-me tão feliz na minha cidade natal!

Apesar disto tudo, já não me sinto completa em casa. Falta-me o meu novo lar, escolhido por mim, Barcelona que me acarinhou desde que cheguei e que nos momentos mais difíceis me confortou. Mesmo sozinha tinha sempre algo para visitar e para ver, bastava querer. Senti-me muito bem-vinda! Esta cidade ofereceu-me novos amigos, uma nova família e, acima de tudo, deu-me a oportunidade de concretizar um dos meus maiores sonhos: estudar Medicina. Para além disso, ensinou-me a ultrapassar as situações mais complicadas, a tornar-me mais adulta e independente, mais mulher. Agora tenho uma nova vida construída por mim com a ajuda dos que me são mais queridos. E, pelos vistos, não sou a única portuguesa a pensar o mesmo, visto que, a comunidade portuguesa em Barcelona é enorme! Adoro encontrar nesta cidade traços da nossa cultura, que me ajudam a matar as saudades do nosso Portugal. Ao mesmo tempo, gosto de sentir a vida e a alegria própria de Barcelona. Por isso, a outra parte do meu coração está aqui! Enfim, adoro ir e voltar…

Este foi o texto que escrevi para a newsletter Barcelona en Português. Publico aqui para que o tenhas disponível sempre que quiseres relê-lo 😉

https://bcnemportugues.files.wordpress.com/2015/05/newsletter-dezembro-20152.pdf

One thought on “Ir e voltar…

Leave a Reply

