Mia's

Uma triste realidade

Mais um ano, chegam-me aos ouvidos histórias de pessoas que não conseguiram entrar em Medicina. Pedem-me informações, perguntam o que podem fazer, como ultrapassei a frustração e ganhei forças para lutar pelo meu sonho e como tinha a certeza que era mesmo Medicina que queria. Infelizmente, o sistema de seleção para entrar no curso de Medicina, em Portugal, no meu ponto vista, está muito mal feito e é completamente injusto. Acima de tudo, para ser médico, é preciso ter vocação. A ilusão que um médico tem emprego garantido ou que ganha muito bem é muito relativa. Para que tal seja verdade, há que estudar muito e continuar a lutar e trabalhar durante todo o percurso. Para não falar do que temos que abdicar, devido ao nosso horário super preenchido. O facto de ter a capacidade de tirar muito boas notas no Secundário não é um indício que esse(a) aluno(a) tenha que ir para Medicina, simplesmente, porque é o curso com média mais alta e com 3 exames de admissão, sendo portanto, mais difícil de entrar. Se és um(a) excelente aluno(a), não deixes que a pressão da sociedade e dos que te são mais próximos te leve para Medicina só porque sim. No entanto, se és um(a) excelente aluno(a) e sentes que a tua vocação é ser médico, muitos parabéns por teres alcançado o teu objetivo e boa sorte para o teu futuro, nunca deixes de lutar!

Para os que por um valor, uma décima ou centésima não conseguirão entrar, lembrem-se que vocês não são menos que os que conseguiram. Não é uma centésima e muito menos um valor ou dois que define que sejas melhor ou pior que outros. As notas não são o mais importante e não são, necessariamente, indicadores da tua vocação. A frustração que sentes é completamente normal, o sentimento de inutilidade também e vais ver que com o tempo passarão e te darão força para lutares quando te conseguires animar um pouco. Apoia-te nos que mais amas, porque eles vão ser o teu pilar e nunca te vão virar as costas.

Há várias soluções para entrar em Medicina: entrar fora de Portugal como Espanha, República Checa, Bélgica… Informa-te na internet ou com conhecidos como o podes fazer. Se infelizmente, não tens a oportunidade de ir para o estrangeiro tenta mais um ano subir as notas dos exames que necessitas, aproveita para fazer voluntariado, tirar cursos de idiomas e outras coisas que serão úteis para o teu futuro e te ajudem a perceber se a tua vocação é mesmo a que estás a projetar. A não ser que estejas em duvida entre Medicina e outro curso, não aconselho a entrares noutros cursos porque irás roubar vagas a outros que realmente querem esse curso e, melhor que ninguém, tu sabes o quanto custa não conseguir entrar.

Eu sei que é difícil aceitar a realidade, mas não penses que falhaste porque quem falha é o sistema português de seleção. Tu não és burro(a) e muito menos não merecedor(a) ou incapaz de ser médico. Nunca deixes de lutar e de tentar os anos que forem precisos para alcançar o teu objetivo. Força!!!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s